Efeito Ômicron: Cerca de 30 eventos já foram cancelados ou adiados na Bahia neste ano. Carnaval foi um deles; confira

Os decretos estaduais que limitaram o número de público nos shows e eventos da Bahia para até 1.500 pessoas, em decorrência da pandemia da Covid-19 e do aumento do número de casos pela variante ômicron, não atrapalharam apenas as festas de rua como Carnaval, Lavagem do Bonfim e Iemanjá, realizadas tradicionalmente no estado.

Mais de 30 eventos, públicos e privados, tiveram suas datas alteradas ou foram cancelados no estado desde janeiro deste ano. As chuvas que atingiram a capital baiana também tiveram participação nas justificativas de adiamento, principalmente dos eventos em orla ou ao ar livre.

Vale lembrar que, em janeiro deste ano, o fator de transmissão (Rt) atingiu o maior registro desde o início da pandemia na Bahia. O indicador chegou à marca de 2,2, o que significa que 100 pessoas infectadas poderiam transmitir o vírus para 222 pessoas.

Já em fevereiro, o índice chegou a 0.19 – com o número de Rt abaixo de 1, considera-se que a pandemia está sob controle.

Romário Almeida trabalha com produção cultural, artística e executiva há nove anos, e explica que eventos que dependem de bilheteria, patrocinados ou não, não conseguem zerar os custos e gerar o mínimo de lucro com um público tão reduzido.

“O resultado disso foi o aumento exponencial dos valores de ingressos que infelizmente acabam penalizando o público. Não é só essa razão que justifica os valores altos, mas esse com certeza é um importante motivo”, conta.

O produtor ainda destaca que eventos geram, naturalmente, aglomerações, e que acredita que os decretos municipais não foram suficientemente explícitos quanto ao critério do número de pessoas permitidas. “Sobretudo nesse momento que pulamos de 1.500 para 8.000 pessoas quase que repentinamente”, afirma.

Assessor de imprensa na Isé – Música Criativa, Vinícius Cerqueira conta que alguns ensaios de verão do Afrocidade foram adiados no início deste ano por medidas de segurança e que as restrições estaduais foram prejudiciais no sentido de não ter “público pagante o suficiente para cobrir custos.”

Com a recente ampliação do número de público permitido nos eventos para 8 mil pessoas e 50% da capacidade do local, os profissionais estão otimistas com a retomada do setor.

“É um respiro para o setor cultural. É uma cadeia produtiva com muitos profissionais diretos e indiretos, empresas de pequeno e grande porte, que veem nesse momento a oportunidade de retomar as atividades com segurança”, diz Romário.

Há também um otimismo muito grande em relação aos festejos juninos. Vinicius conta que as perspectivas são as melhores possíveis, e que com o aumento do público, a realização de eventos maiores e com artistas de fora do estado já são cogitados.

Romário acredita que, até o período, as condições já garantirão festas como só o Nordeste sabe fazer. “Após dois anos sem a festa, será um reencontro muito potente. Estamos na torcida para que estejamos seguros para fazer um excelente São João em 2022”, afirma.

Na lista de eventos que foram cancelados ou adiados no estado, estão:

Carnaval de Salvador

No final do mês de dezembro de 2021, o governador Rui Costa afirmou ser impossível realizar a festa.

Lavagem do Bonfim

Pelo segundo ano consecutivo a tradicional Lavagem do Bonfim foi cancelada. A informação foi confirmada pelo prefeito Bruno Reis no início do mês de janeiro.

Festa de Iemanjá

O prefeito Bruno Reis anunciou a possibilidade da não realização da Festa de Iemanjá pelo segundo ano consecutivo.

Show do A-Ha

Adiado duas vezes por causa da pandemia, atualmente o show está marcado para o dia 15 de julho.

Show do Harmonia do Samba

O show que aconteceria neste sábado (5), no Centro de Convenções, foi adiado para o dia 3 de abril e agora acontece na Área Verde do Otton.

Viiixe! Forró e Piseiro Festival

Anunciado para acontecer no WET em Salvador no dia 2 de abril, o Viiixe! Forró e Piseiro Festival foi adiado para o dia 28 de maio.

Baile Pierrot

O aumento de casos de Covid-19 e influenza em Salvador forçou o adiamento do show, que aconteceu no mês de fevereiro, no Santo Antônio Além do Carmo.

Gal Costa

O show da cantora aconteceria no Teatro Castro Alves nos dias 29 e 30 de janeiro e foi adiado para este sábado (13), às 21h e domingo às 20h.

Violivoz

Com Geraldo Azevedo e Chico César, o show que aconteceria em janeiro foi adiado para os dias 18, 29 e 30 de abril, no Teatro Castro Alves, às 21h.

Lulu Santos

O evento, que ocorreria em 13 de fevereiro, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, foi adiado para o dia 3 de julho.

Pranchão com Saulo e Durval

O show que aconteceria na Arena Fonte Nova na primeira semana de janeiro, mas parte da equipe e o cartor Durval Lelys testaram positivo para a Covid-19. No início do mês foi adiado pela segunda vez, após a publicação do decreto. A nova data ainda não foi divulgada.

Circuito Verão 22

Em decorrência do decreto que determinou a redução de 5 mil para 3 mil pessoas, os shows que seriam realizados nos dias 15 de janeiro foram adiados para o dia 2 de abril.

Baile da Santinha

O primeiro show da edição deste ano alcançou o decreto que permitia até 5 mil pessoas no evento. Com o novo decreto estabelecendo a redução para 3 mil pessoas, o evento foi cancelado.

Carnavalito

O Carnavalito 2022 optou por cancelar a realização deste ano e adiou para 2023.

Ensaio da Timbalada

A Salvador Produções e a Candyall Entertainment comunicaram o cancelamento do ensaio após o decreto com a redução de público de 3 mil para 1.500 pessoas.

TBT Safadão

Por conta do decreto que reduziu de 5 mil para 3 mil o público máximo em eventos, a Salvador Produções cancelou o “TBT Safadão”.

Ressaca do Pipa

Com shows de Parangolé e Tiago Aquino, o evento foi cancelado devido às fortes chuvas que caíram em Salvador.

Camarote da Rainha

Daniela Mercury anunciou o cancelamento do show ‘Camarote da Rainha’, que aconteceria no dia 29 de janeiro. Em um comunicado, a artista disse que o cancelamento aconteceu pelo aumento de casos de Covid-19 na Bahia e pelo fato de ter vendido ingressos que vão além do limite imposto pelo governo no novo decreto.

Ressaca do Morro

Após os alertas de chuvas intensas e riscos de tempestades, o evento que aconteceria em Morro de São Paulo com shows de Harmonia do Samba, É o Tchan, Timbalada e Jau, foi adiado para os dias 15 e 16 de abril.

Ressaca do ‘Baile Barra Ondina’

Prevista para acontecer no Clube Espanhol, a ressaca do Baile Barra Ondina foi cancelada também por causa das fortes chuvas. O evento ia contar com a shows do Harmonia do Samba e de Durval Lelys.

Salvador Folia

A produção do Salvador Folia, Carnaval indoor da San Folia e da IESSI Entretenimento, anunciou o cancelamento do evento, que aconteceria entre os dias 24 e 27 de fevereiro, devido ao aumento de casos de Covid-19.

Sollar Baía

Devido às chuvas que atingiram Salvador, o Sollar Baía, localizado no Museu de Arte da Bahia, precisou adiar a programação.

Melhor Segunda do Mundo

O cantor Xanddy anunciou em suas redes sociais o cancelamento do ensaio de verão ‘A Melhor Segunda-Feira do Mundo’, que aconteceria no dia 24 de janeiro, no Centro de Convenções.

Feijoada do Casarão

Anunciado em janeiro, o evento foi adiado devido ao alto índice de pessoas infectadas com Covid-19 e H3N2 em Salvador.

Camarote Salvador

Um dos camarotes mais tradicionais do carnaval da capital baiana, anunciou o adiamento de sua participação na festa momesca em 2022, para o Carnaval de 2023, mesmo antes do anúncio oficial de que não teria Carnaval.

Biergarten

A primeira edição de 2022 do Biergarten foi adiada em virtude do aumento de casos da Covid-19 e do vírus H3N2. O evento seria realizado no dia 8 de janeiro no Castelo Garcia D’Ávila, em Praia do Forte.

Pier Sound

O evento aconteceria no dia 8 de janeiro com a apresentação de Sorriso Maroto e Pagodart foi cancelado. Os organizadores do evento não divulgaram o motivo do cancelamento.

Revoada Salvador

O decreto estadual que reduz o público para até 1.500 pessoas em eventos públicos e privados fez com que a Salvador Produções e o Pida anunciassem o adiamento da festa Revoada Salvador, que aconteceria no dia 6 de fevereiro, no Wet.

Copão na Mão

A redução de público nos eventos de 5 mil para 3 mil, motivou o cancelamento dos ingressos comprados na internet para o evento “Copão na Mão” com Tierry, Unha Pintada e Tiago Aquino.

Bonfim de Tarde

O evento Bonfim de Tarde, que seria realizado nesta quinta-feira (13), com show de Bell Marques e participação de Harmonia do Samba, foi cancelado em decorrência do novo decreto do Governo do Estado.

Margareth Menezes

Após testar para Covid-19, artista cancelou a participação no show ‘Meu Caso é Caraíva’, de Mariana Aydar, que aconteceria no dia 8 de janeiro.

Garota Vip

O evento, que aconteceria no dia 30 de abril em Salvador, foi cancelado e transferido para Fortaleza após o Ceará anunciar eventos com 100% da capacidade dos espaços. (BN)

Arguments For and Against Essay Help
29 junho, 2022

If you’re a student who is struggling with the essay you have...

Arguments For and Against Essay Help
29 junho, 2022

If you’re a student who is struggling with the essay you have...

Custom Research Paper Services Review
29 junho, 2022

Students often get overwhelmed by all of the directions for writing research...

Custom Research Paper Services Review
29 junho, 2022

Students often get overwhelmed by all of the directions for writing research...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.